PF prende quadrilha acusada de roubo em contas de entes públicos

Publicado em 31/03/2022 - 14:22 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Polícia Federal em Montes Claros, Minas Gerais, realizou, nesta quinta-feira, a Operação Compliance para desarticular uma quadrilha que efetuou roubo de contas de entes públicos por meio de fraudes bancárias. Para dissimular a origem do dinheiro, a quadrilha transferia os recursos usando o nome de outras pessoas, que seriam “laranjas”, para a aquisição de criptomoedas.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início com base em notícia crime apresentada pela Caixa Econômica Federal.

Segundo a Caixa, as supostas fraudes foram feitas em contas de mais de 150 municípios do país e, ainda de acordo com o banco, essas transações podem ter causado um prejuízo aos entes públicos de mais de R$ 15 milhões.

O delegado Leônidas Ribeiro Junior explicou como a quadrilha se passava por funcionários da Caixa e entrava em contato com tesoureiros de municípios para obter senhas das contas.

Na operação dessa manhã, que também aconteceu nos estados de Goiás, Maranhão, Paraná e no Distrito Federal, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, 29 indiciamentos e 29 sequestros de bens.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo