Polícia Federal investiga quadrilha que retinha cartões de indígenas

Publicado em 16/03/2022 - 15:15 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta a Operação Alarma. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha que retinha cartões e se apropriava de benefícios sociais de indígenas da região do Alto Purus, na cidade de Feijó, no Acre. A operação foi chamada de Alarma, em alusão a um poema escrito por Gonçalves Dias. Alarma foi o grito de guerra dado por um índio da tribo Tupi antes de entrar na luta contra uma outra tribo inimiga.

Ainda de acordo com  os investigadores, os indígenas lesados seriam da etnia Kulina e Kaxinawás. Vinte policiais participaram da operação. Ninguém foi preso, mas foram apreendidos muitos documentos, papéis e tablets.

Segundo a Polícia Federal, os acusados vão responder pelos crimes de estelionato, extorsão e apropriação indébita e podem pegar até 10 anos de prisão.

Em março do ano passado, a PF do Acre também descobriu três comerciantes na cidade de Manoel Urbano que retinham benefícios sociais de indígenas de forma ilegal. Na época, uma pessoa foi presa.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo