Petrópolis: apenas 817 pessoas desabrigadas receberam aluguel social

Publicado em 25/04/2022 - 20:08 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após dois meses das chuvas que castigaram Petrópolis, na região serrana do Rio, deixando milhares de desabrigados, apenas 817 pessoas receberam o aluguel social. Durante audiência pública na Câmara de Vereadores do município, a Comissão Especial de Acompanhamento das Ações por Petrópolis da Assembleia Legislativa do Rio ouviu moradores reclamarem das dificuldades no processo de solicitação e recebimento do aluguel social.

Lidiane ficou desabrigada com a filha e contou que está com um problema em seu contrato de aluguel por erro da prefeitura que a impede de receber o valor.

O jornalista Rogério Tostes afirmou que está até o momento sem resposta sobre o pedido.

Os moradores ainda reclamaram da dificuldade no reconhecimento e recebimento dos laudos para imóveis comprometidos pelas chuvas e falta de ação do município em locais que ainda apresentam riscos.
Secretários do município foram convidados a participar da audiência para prestar os esclarecimentos, mas não compareceram. Os deputados da Comissão da Assembleia Legislativa estadual chegaram a aprovar a convocação das autoridades da prefeitura da cidade. O presidente da Comissão, Rodrigo Amorim, criticou a ausência dos representantes do executivo municipal.

Em nota, a prefeitura de Petrópolis informou que respeita o trabalho dos órgãos de controle e das instituições, mas que a postura do presidente da comissão da Assembleia Legislativa e o anúncio de "convocação com condução coercitiva" impediram o município de participar da audiência. A nota diz ainda que governo municipal está disposto ao diálogo com as instituições que exercem o controle social de forma legítima e irá participar da próxima audiência pública na Câmara Municipal, no dia 2 de maio.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo