Recursos da União serão usadas na reconstrução de casas após desastres

Valores serão repassados a estados e municípios pela Defesa Civil

Publicado em 05/04/2022 - 18:32 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, visitou, na manhã desta terça-feira, a cidade de Angra dos Reis, que está entre as mais atingidas pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro no último fim de semana.  Nesta segunda-feira, o Governo Federal já havia anunciado a liberação emergencial de R$ 2,4 milhões para o município.

Durante a visita, foi assinada portaria que permite utilização de recursos da Defesa Civil para reconstrução de moradias afetadas pelo temporal. A medida vai valer para todo o país.

De acordo com a pasta, as famílias com renda de até R$ 7 mil por mês podem ser atendidas com a reconstrução de suas casas. Já para aquelas que vivem em áreas rurais, podem ter ajuda do governo as que possuem renda anual de 84 mil reais. Elas também devem ser proprietárias da residência e não possuir outro imóvel em seu nome.

As novas unidades habitacionais só poderão ser construídas em áreas que não sejam suscetíveis à ocorrência de desastres.

Durante a reunião, o prefeito de Angra, Fernando Jordão, avaliou os problemas que a cidade vem enfrentando, como falta de manutenção de vias de acesso à cidade, além da situação de destruição e dor vivida por moradores da Vila Histórica de Mambucaba, uma das regiões mais atingidas pelo temporal.

Depois das fortes chuvas que atingiram o estado no último fim de semana, já foram contabilizadas 19 mortes. No Sul fluminense, Angra dos Reis teve dez vítimas, já em Paraty foram seis óbitos. As cidades de Mesquita, na Baixada Fluminense, e Cachoeira de Macacu, na região Metropolitana, registraram um óbito cada.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo