EBC lidera ranking de desempenho de custos entre empresas públicas

Publicado em 23/05/2022 - 14:52 Por Monyke Castilho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pelo terceiro ano seguido a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) conquistou o primeiro lugar no ranking "Desempenho na Qualidade da Informação de Custos", na categoria Empresas Estatais Dependentes.

Na prática significa que a EBC foi além da economia e redução de gastos, atingindo a qualidade e otimização de recursos. O resultado foi apresentado no relatório Foco em Custos da Secretaria do Tesouro Nacional, conforme ressalta o diretor de Administração da EBC, Marcio Kazuaki.

"Essa qualidade na gestão dos recursos não se traduz apenas na redução de gastos, mas principalmente imprimindo qualidade nos gastos que nós fazemos, com foco no atendimento das atividades finalísticas da EBC. Hoje, para ser ter uma ideia, 60% dos recursos estão alocados para atendimento da atividade fim da empresa. E essa aferição e apropriação adequada dos custos, dos quais nós fomos premiados pela terceira vez, é poderosa ferramenta gerencial no processo decisório da empresa”.

A Empresa Brasil de Comunicação é responsável pela Rádio Nacional, TV Brasil, Agência Brasil, além de ser a gestora da Rede Nacional de Comunicação Pública, que distribui gratuitamente material para milhares de rádios no país.

Com o primeiro lugar no ranking, a Empresa Brasil de Comunicação saiu na frente de outras 18 empresas públicas. Este ano a EBC conquistou a nota 8,6, melhorando, inclusive, a nota de 7,3 conquistada no ano passado. Logo depois, na classificação deste ano, em segundo lugar, aparece a CPRM, que é a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e, em terceiro, a Valec.

Para Márcio Kazuaki muito além do primeiro lugar, o resultado evidencia a qualidade da comunicação pública brasileira.

"Essas decisões acertadas, com base na apropriação adequação dos custos propiciaram expressivos resultados obtidos pela EBC ao longo do tempo.  Então hoje a TV Brasil, que é um dos veículos da EBC é a sexta em audiência no ranking do Ibope. Os veículos da EBC, como a Agência Brasil, a Radioagência e as rádios, são cada vez mais relevantes no contexto da comunicação. Levando programação e informação de qualidade aos cidadãos. E esses resultados demonstram o cumprimento do relevante papel da EBC na comunicação pública do país”.

O levantamento é feito a partir de indicadores que medem qualidade da informação de custos, tais como regularidade, dispersão, personalização e economicidade. Segundo o diretor-presidente da EBC, Glen Valente, a empresa vem cumprindo o papel de ser uma emissora pública para os brasileiros com eficiência, transparência e bom desempenho. Onde os veículos têm relevância e os processos de gestão são estruturados, gerando frutos como este: mais um ano líder no Desempenho das Empresas Estatais Dependentes do Tesouro Nacional”.

Edição: Radiojornalismo - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo