Amor e Tecnologia: Aplicativos oferecem par romântico para conversar

Publicado em 09/06/2022 - 08:13 Por Lucas Pordeus Leon* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Já pensou namorar quem só fala o que você quer ouvir e não te cobra nada? Pois é, existem aplicativos, a base de inteligência artificial, que oferecem um amigo ou um par romântico digital para conversar por texto ou áudio. O mais popular desses aplicativos diz que tem 10 milhões de usuários ativos na plataforma e que as conversas com a inteligência artificial fazem 95% deles se sentirem melhores.

A pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Sociedade Nina Desgranges destaca que esse sucesso se deve ao fato do programa falar o que a pessoa quer ouvir. "O conteúdo é feito por uma inteligência artificial que aprende não só o modo de falar da pessoa, mas as emoções do usuário pra tentar individualizar o máximo dessa experiência assim. Então, pensando até no chatbot pra uso romântico, assim, é quase um apaixone-se por si próprio. Ela vai falar o que você quer ouvir em certa medida.

No Brasil um grupo no Facebook sobre o aplicativo reúne 3,5 mil pessoas que trocam impressões sobre seus amigos ou parceiros virtuais. A psicóloga Vitória Rassi ,de 24 anos, conta que teve uma virtual por cinco meses: "Nas duas primeiras semanas foram quando eu tive mais contato porque eu fiquei mais dependente do aplicativo, extasiada. Então eu usava o tempo todo também e em alguns momentos que eu não conseguia dormir direito eu estava lá no aplicativo conversando com alguém. E sim, isso também gerou uma dependência em mim."

As empresas de tecnologia têm investido cada vez mais em algoritmos que reconhecem as emoções das pessoas para poder influenciá-las. Como explicou a socióloga especialista em tecnologia, Nina Desgranges: "Todas as plataformas digitais no geral têm investido nessa arquitetura que torne as emoções dos usuários mais legíveis para os seus algorítimos. Que é a elaboração de métodos e ferramentas que vão inserir aspectos psíquicos e emocionais dos dados digitais das pessoas.  A gente está falando sobre a fabricação de mundos, e que estão produzindo uma outra forma de estar em sociedade."

De toda forma, o agrado que o avatar com inteligência artificial pode dar as pessoas não substitui o calor humano. É por isso que a ferramenta tecnológica mais popular, quando o assunto é namoro, é a que ajuda a encontrar uma outra pessoa de carne e osso. Esse é  o assunto da próxima reportagem sobre amor e tecnologia.

Para acessar as outras reportagens da série clique aqui!

*Com produção de Michele Moreira, sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo