Amor e Tecnologia: Casais são formados com ajuda de aplicativos

Publicado em 10/06/2022 - 08:13 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ano era 2013, quando o mais popular aplicativo de paquera chegou ao Brasil. Neste Dia dos Namorados, muitos casais vão comemorar a data, graças a essas ferramentas tecnológicas.

É o caso da fonoaudióloga Michele Ferreira, de 45anos. Ela conta que a tecnologia serviu para filtrar o perfil do futuro parceiro. "Eu entrei nele na intenção de poder selecionar, um pouco mais, pessoas que eu tivesse afinidade no ponto de vista de como que eu vejo o mundo, de que forma eu respeito as pessoas, que isso coincidisse um pouco mais e eu tivesse a oportunidade de conversar muito antes de conhecer pessoalmente mesmo."

Os usuários desses aplicativos podem selecionar os perfis tanto pelas fotos como por informações que fornecem a plataforma. Ajudando o algoritmo a fazer a curadoria do parceiro ou parceira ideal, como explica a pesquisadora do Instituto Teodoro de Tecnologia e Sociedade Nina Desgranges:. "O histórico de uso da plataforma vai fazer com que determinados perfis sejam mostrados pra ela ou não. Os recursos da plataforma fazem muito mais do que orientar e facilitar interações social. Mas ele vai promover algoritmicamente alguns perfis em detrimento de outros."

Já para o doutor em psicologia Marcelo Santos, esses aplicativos de relacionamentos deram uma resposta tecnológica a uma transformação que a sociedade já vinha passando: "Eu consigo de repente ter a possibilidade de virtualmente conhecer dez pessoas, quando eu conhecia uma só. Então a probabilidade dentre essas séries eu ter uma aproximação maior com uma é maior do que antes, quando tinha que conhecer uma por uma. Então eu diria que é uma resposta tecnológica a um movimento dentro da transformação dessas relações."

O usuário desses aplicativos, Ramon, que não quis usar seu nome verdadeiro, avalia que a ferramenta tem um lado positivo que é a facilidade para se relacionar e conhecer pessoas de fora do círculo social mais imediato. Mas por outro lado segundo ele torna os encontros menos espontâneos: "De certa forma parece que a no meio virtual ela é uma coisa mais objetiva assim. Acho que perdeu uma certa magia dos encontros, né? Aí antigamente era a coisa mais espontânea, né? Era algo que acontecia sem muita previsão, né? Era menos objetivo."

De toda forma, foi graças ao aplicativo de paquera que Ramon encontrou a atual namorada, ou seja, tomando os devidos cuidados segurança para evitar golpes. O importante é namorar.

Para acessar as outras reportagens da série clique aqui!

*Com produção de Michelle Moreira, sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo