Cristãos celebram a festa de Corpus Christi em todo o país

Publicado em 15/06/2022 - 21:25 Por Igor Cardim* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Os cristãos católicos comemoram nesta quinta-feira, 16 de junho, a festa de Corpus Christi. É neste dia que os fiéis celebram o Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, que representa o corpo de Cristo em forma de pão.

Como parte da tradição, para a passagem da procissão que marca a data, as ruas são enfeitadas com tapetes feitos com areia colorida, serragem, café e outros materiais que reproduzem imagens sacras.

Apesar de não ser feriado nacional, os festejos acontecem em todo país e neste ano, com o contexto de retomada por causa da pandemia. É o que destaca Hélcio Abreu, que auxilia na coordenação da festa, em Brasília, ele espera um grande público.

A celebração em Brasília será no gramado da Esplanada dos Ministérios e começa às 6h30 com a montagem de 45 tapetes.

No sul do país, a expectativa na capital gaúcha, Porto Alegre, é que o evento reúna cerca de 1.200 pessoas em procissão na Catedral Metropolitana.

Em São Luís, no Maranhão, a programação será no estádio de futebol Nhozinho Santos, que deve receber cerca de 12 mil fiéis. A benção será na Catedral da cidade.

Na região norte, por exemplo, a solenidade de Corpus Christi será celebrada nas 100 paróquias da Arquidiocese de Belém, no Pará, com produção de tapetes em algumas delas.

Em São Paulo capital, haverá a tradicional missa campal na Praça da Sé, seguida da procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo