Em São Luís (MA), 22 pontos de praia estão impróprios para banho

Publicado em 06/06/2022 - 16:44 Por Madson Euler - Repórter da Radio Nacional - São Luís (MA)

A ilha de São Luís que abriga além da capital maranhense, outros três municípios, está com seus 22 pontos de praia que são monitorados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais impróprios para banho. O monitoramento foi realizado entre 3 a 31 de maio, sendo parte do acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias.

O laudo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente indica a presença do carreamento de matéria orgânica nos mares. Ainda, segundo o boletim, a ocorrência de chuvas fortes, nos últimos meses, também influência a chegada de esgoto nas praias.

Especialistas afirmam que parte deste problema é consequência das condições deficitárias no funcionamento da rede de esgoto em São Luís. De acordo com uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, apenas 20% do esgoto da capital recebe o tratamento necessário. Situação agravada com o período das chuvas, como explica o Professor Leonardo Lima, doutor em Geociências e membro do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão. Segundo ele, dejetos humanos e dejetos domésticos acabam indo parar nos rios, que acabam indo parar nos mares. "Nessa época do ano, esse processo se intensifica porque a gente começa a ter maior chuva, e a chuva começa a levar até os materiais que estavam  já estocados, armazenados dentro dos rios", explica. 

O cenário negativo da balneabilidade das praias da orla em outras capitais do Nordeste é recorrente. No litoral alagoano, por exemplo, dos 66 pontos monitorados, 16 estão inadequados para banho, segundo o Instituto do Meio Ambiente do estado.

Em Recife, dos 25 pontos monitorados pela Agência Estadual de Meio Ambiente, 14 não são indicados para banho. Já o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, aponta que apenas em Salvador são pelo menos vinte e um pontos com riscos à saúde para quem se aventurar a mergulhar nestas praias. Natal, Aracajú e João Pessoa aparecem com uma realidade melhor e com praticamente todas as praias da capital próprias para banho.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo