Funai amplia buscas por indigenista e jornalista desaparecidos no AM

Bruno Pereira e Dom Phillips estão desaparecidos no Amazonas há 48h

Publicado em 07/06/2022 - 17:19 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Funai - Fundação Nacional do Índio divulgou que ampliou nesta terça-feira (07) as buscas pelo indigenista licenciado Bruno da Cunha Araújo Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos na região do vale do javari, na Amazônia, próximo da fronteira com o Peru. Quinze servidores da FUNAI e da Força Nacional de Segurança Pública realizam as buscas sob a coordenação do Ministério da Justiça.

A Funai deslocou quatro embarcações para a região. Uma delas partiu da base de proteção etnoambiental Itui-Itaquaí; uma da base do Rio Quixito; e duas da cidade de Atalaia do Norte. As equipes da Funai já haviam percorrido a área partindo da base Ituí-Itaquaí junto com indígenas e conhecedores da região, mas nenhum vestígio foi encontrado. Embora o indigenista Bruno Pereira integre o quadro de servidores da Funai, ele não estava na região em missão institucional, pois estava de licença.

A Polícia Federal também enviou nesta terça-feira (07) à região mais uma aeronave com policiais federais e integrantes do Exército. Um helicóptero e uma moto-aquática das Forças Armadas fizeram buscas pela embarcação de pequeno porte usada pelos desaparecidos. A secretaria de segurança pública do Amazonas enviou reforço de vinte policiais e bombeiros.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública em conjunto com a Marinha do Brasil, iniciou as operações na região na segunda-feira (06). O comando militar da Amazônia também designou os militares da 16º brigada de infantaria de selva para participar das buscas.

Bruno Pereira e Dom Phillips desapareceram na manhã de domingo (05), quando faziam o percurso entre a comunidade de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, a 1.100 quilômetros de Manaus. A esposa do jornalista britânico, Alessandra Sampaio, fez um apelo nas redes sociais para que o marido e o indigenista sejam encontrados logo.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, na hipótese de o desaparecimento ter sido causado por atividade criminosa, providências serão tomadas para levar os responsáveis à justiça. Os familiares e colegas de trabalho dos desaparecidos devem ser mantidos informados sobre o progresso das buscas.

 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo