ISP aponta queda em crimes contra vida e roubos no Rio de Janeiro

Publicado em 27/06/2022 - 12:34 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de homicídios dolosos registrados no Rio de Janeiro caiu em maio, na comparação com abril, interrompendo uma sequência de cinco meses de alta. Os 210 casos representam o menor valor para este mês em 31 anos.  Também houve diminuição de 21% com relação aos registros de maio do ano passado.

De acordo com dado divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto de Segurança Pública, o quadro de queda se repete no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, com redução de 17% frente a igual período de 2021. Ainda assim, 1.248 pessoas foram assassinadas nesses cinco meses, considerando os casos notificados como homicídio doloso nas delegacias. Somando a esse indicador as vítimas de latrocínio, lesão corporal seguida de morte e intervenção de agentes do estado, as mortes chegam a 1.830 de janeiro a maio.

O instituto celebrou também a continuidade da curva de queda nas notificações de roubos de rua, que foram 15% menores este ano na comparação com os primeiros cinco meses de 2021. Apenas em maio foram mais de 4.800 registros, mas são quase 300 a menos do que a soma de abril.

Na avaliação da diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, o roubo de rua é um crime que provoca uma grande sensação de insegurança na sociedade, logo, a sua diminuição é uma conquista.

Outro indicador divulgado pelo Instituto sinaliza redução nos roubos de carga que, este ano, acumulam o menor valor desde 2013, com 1.651 casos. Já os roubos de veículos foram mais de 9.800 no período, e ainda assim, ficaram em patamar abaixo dos registrados em uma década.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo