Defesa Civil Nacional reconhece 11 cidades em situação de emergência

Publicado em 21/07/2022 - 19:01 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Onze cidades brasileiras tiveram a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional devido a desastres naturais ocorridos nos últimos dias. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

A maioria dos municípios enfrenta dificuldades por conta das chuvas intensas. Essa é a situação de Paulo Jacinto, em Alagoas; Ribeira do Pombal, na Bahia; Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte; Xexéu e Itaíba, em Pernambuco; Santa Rosa de Lima e Santa Rosa do Sul, em Santa Catarina.

O município de Anori, no Amazonas, entrou em situação de emergência por causa de inundações. Por outro lado, as cidades de Muquém do São Francisco, na Bahia, e de Monsenhor Tabosa, no Ceará, passam por um período de estiagem. No Piauí, o município de Paulistana enfrenta a seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

Os municípios que têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada. Com isso, as prefeituras têm mais condições de restabelecer os serviços essenciais e reconstruir a infraestrutura pública que tenha sido danificada.

Para solicitar o reconhecimento desse tipo de situação, os agentes municipais devem utilizar o sistema S2iD — que é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A plataforma é online e está disponível no endereço s2id.mi.gov.br.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo