História Hoje: Sergipe era emancipado há 202 anos

Publicado em 08/07/2022 - 11:18 Por Luciano Barroso - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

“Convido muito ao bom regime deste Reino do Brasil, e a prosperidade a que me proponho elevá-lo, que a Capitania de Sergipe d'El Rei tenha um Governo independente do da Capitania da Bahia.” O trecho é da Carta Régia assinada por Dom João VI em de 8 de julho de 1820. O decreto concedeu independência política e autonomia econômica ao estado de Sergipe.

Três anos antes, em 1817, insurgiu a Revolução Pernambucana que tinha como principal objetivo tornar o Brasil independente de Portugal. O movimento revelou que outras províncias como Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará também estavam descontentes com a dominação portuguesa. Sergipe ficou do lado da monarquia que, ao sair vitoriosa do conflito, tratou de decretar a emancipação do território em 1820 e nomear um governador para a região.

De acordo com a historiadora Edna Maria Matos Antônio, essa independência enfrentou resistência de setores da sociedade que estavam de acordo com os ideais da Revolução do Porto, que acontecia em Portugal. O movimento liberal português defendia o monopólio comercial sobre a colônia e culminou no retorno de Dom João VI para a Europa. Nesse contexto, a Bahia retomou o controle sobre Sergipe em 1821.

Só em 1823, um ano depois que o Brasil deixou de ser colônia portuguesa, Sergipe passou a ser de fato reconhecida como uma província independente. Com a separação consolidada pela Constituição Imperial de 1824, Sergipe iniciou uma fase de organização política, social e econômica. Em 1855, o povoado de Santo Antônio de Aracaju passou a ser a capital do estado. E em 1886, Aracaju tinha 1.484  habitantes.

Com a proclamação da República em 1889, foram eleitos os primeiros representantes de Sergipe para o Congresso Nacional. A primeira Constituição do Estado foi promulgada em 1892.

De acordo com dados do IBGE, a pavimentação da capital com pedras regulares foi realizada em 1900 e, em 1908, foi inaugurado o serviço de água encanada. O esgoto sanitário e as linhas férreas datam de 1914.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo