Petrópolis: obras contra alagamentos precisam começar até 02 de agosto

Publicado em 20/07/2022 - 18:36 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro estabeleceu prazo até 02 de agosto para que a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras inicie a fase de execução de obras estruturais no município de Petrópolis, na região serrana do Rio, como forma de prevenção às chuvas do próximo verão.

O juiz Jorge Luiz Martins Alves, da 4ª Vara Cível de Petrópolis, afirmou que a demora no início das obras pode resultar em nova tragédia no município, como a que ocorreu em fevereiro deste ano, com alagamentos e deslizamentos que provocaram a morte de 233 pessoas.

Na decisão, o magistrado determinou que o governo estadual deve comprovar o início das obras até o dia 4 de agosto, por meio de documentos e fotografias.

Na ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, o juiz homologou o compromisso firmado pelo governo do estado e pelo próprio município de Petrópolis. O acordo prevê a implementação de um sistema de macrodrenagem no Centro Histórico da cidade para prevenir alagamentos.

No prazo máximo de 180 dias, deverão ser realizadas obras estruturais para criar um sistema de drenagem de águas pluviais como solução para as inundações das vias e residências próximas aos rios Quitandinha e Piabanha.

O juiz fixou ainda prazo de 10 dias para que a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis inicie a limpeza das calhas, com a retirada de lixo e matagal dos rios Quitandinha e Verna, assim como a limpeza das calhas e o desassoreamento do rio Palatino.

Em nota, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras informou que acatará a decisão. A prefeitura de Petrópolis também foi procurada, mas não respondeu até o fechamento desta matéria. 

 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo