Proteção de dados: 40% dos órgãos não têm setor responsável

Pesquisa do Cetic.br foi divulgada nesta terça-feira (26)

Publicado em 26/07/2022 - 12:58 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Quatro em cada dez órgãos federais e estaduais não têm a presença de uma pessoa ou setor responsável pela implantação da Lei Geral de Proteção de Dados. A exceção entre os três poderes é o setor Judiciário, onde 94% dos órgãos têm esse profissional especializado. Os dados são do Cetic.br - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, divulgados nesta terça-feira (26).

A pesquisa levou em conta 580 órgãos federais e estaduais, além de mais de 3.500 prefeituras em todo o país. Entre as prefeituras, 66% das capitais têm uma área responsável pela Proteção de Dados, porém, nos demais municípios, essa média cai para menos da metade. Além disso, 85% das cidades brasileiras com menos de 500 mil habitantes não possuem qualquer regulamentação ou lei municipal específica.

Entre as novas tecnologias adotadas, 55% dos órgãos de justiça do país já usam Inteligência Artificial para tarefas como previsão e análise de dados, automatização de fluxos de trabalho, ou análise da linguagem escrita.

Manuella Ribeiro, coordenadora da pesquisa, levanta hipóteses que explicam o crescimento, em dois anos, de 48% para 80%, de órgãos do judiciário que oferecem serviços on-line para o cidadão. No caso do Executivo, o aumento foi de 31% para apenas 45% dos órgãos.

Nas prefeituras, o principal serviço oferecido pela internet ainda é o download de documentos ou formulários, mas nos últimos seis anos, dobrou a quantidade de recursos como emissão de nota fiscal eletrônica, boletos de tributos ou outras guias de pagamento.

O estudo do Cetic.br também mostra que 99% dos órgãos federais e 92% dos estaduais têm perfis em rede social. O principal uso dessas plataformas, inclusive pelas prefeituras, é para divulgar serviços e campanhas, realizar lives ou transmissões on-line, além de responder dúvidas do cidadão. Porém, nenhum dos principais usos prioriza a interação em tempo real.

De acordo com Manuella Ribeiro, o uso de novas tecnologias em órgãos públicos no país ainda tem um grande gargalo que pode ser explorado.

Por outro lado, ferramentas como WhatsApp e Telegram já são mais usadas nas cidades do interior do que nas capitais, por serem mais baratas que o desenvolvimento de ferramentas. Esses recursos ajudaram a dobrar, de 20% para quase 40%, o número de prefeituras do país que realizam consultas públicas com os cidadãos.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo