Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

Publicado em 19/08/2022 - 14:57 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Caixa Econômica Federal paga, nesta sexta-feira, a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, de final 9. Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que será paga até o fim do ano.

As datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. Mas neste mês, o período de pagamento da parcela foi antecipado e será pago até o dia 22.

Para saber detalhes sobre datas de pagamento e outras informações, o beneficiário pode acessar um desses dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

O benefício foi aprovado por emenda constitucional, promulgada em julho pelo Congresso Nacional. A emenda também permitiu a inclusão de mais 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de pessoas atendidas pelo programa ultrapassou 20 milhões neste mês. Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada por parlamentares.

E também começou a ser pago nesta sexta-feira o Auxílio Gás, para as famílias inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, também com NIS final 9. O valor neste mês será de 110 reais, seguindo o calendário do Auxílio Brasil.

O benefício, que equivalia a metade do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, foi retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio e vai valer até dezembro, também conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso. Pela Lei que criou o programa, a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo