Prefeitura de SP vai ampliar testes com faixas exclusivas para motos

Publicado em 08/08/2022 - 19:21 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

São Paulo vai ampliar testes de faixa exclusiva para motos no trânsito. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a prefeitura de São Paulo a ampliar o número de vias com a Faixa Azul.

A Faixa Azul é uma faixa exclusiva para motociclistas, demarcada com tracejado na cor azul e que foi implantada em janeiro desse ano em um trecho de 5,5 quilômetros da Avenida 23 de maio.
A faixa foi criada como projeto piloto e, segundo a CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego, em seis meses deu bons resultados.
 
No período não foi registrada nenhuma morte envolvendo motos, a lentidão do trânsito caiu 55% no trecho e o índice de sinistros, usado para medir o número de acidentes conforme a gravidade em
relação ao número de veículos por quilômetro, foi 133% maior fora da faixa azul.

O motoboy Gabriel Fagundes, de 26 anos, diz que a faixa aumentou a segurança. Já Wellington Reis, de 30 anos, também é motoboy, sugeriu alguns ajustes para facilitar a conversão. Gabriel também sugeriu melhorar a sinalização para facilitar a localização dos motociclistas.

É justamente para tentar ajustes como esses que CET pediu à Senatran a autorização para ampliar os testes. A Faixa Azul vai ser instalada em três novos trechos de vias importantes da cidade. Juntos, esses trechos vão somar mais 23 quilômetros de faixas exclusivas para os motociclistas.

Esses novos trechos devem incluir outros pontos de análise, como faixas de pedestres, túneis e cruzamentos com semáforos. A previsão é de que as novas faixas comecem a funcionar antes do final do ano.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo