Ministério da Justiça proíbe Apple de vender celular sem carregador

Publicado em 06/09/2022 - 16:58 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Apple está proibida de vender em todo o país celulares iPhone sem o respectivo carregador de energia. A decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), foi divulgada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. O órgão também multou a empresa em mais de R$ 12 milhões e determinou a cassação do registro na Anatel dos smartphones da marca a partir do modelo iPhone 12.

A empresa norte-americana foi acusada de venda casada, venda de produto incompleto, discriminação contra o consumidor e transferência de responsabilidade a terceiros. Ela foi processada por vender os smartphones, desde o iPhone 12, sem carregador.

Na defesa, a Apple disse que a decisão teria preocupação ambiental, mas para a Secretaria Nacional do Consumidor a empresa transferiu todo o ônus ao consumidor. Em nota, o órgão destaca, ainda, que, mesmo com a aplicação de multas por Procons e de condenações judiciais, a Apple manteve a venda de celulares sem carregadores.

O secretário Nacional do Consumidor, Rodrigo Roca, pede que outras empresas e o comércio varejista tenham atenção com a decisão do ministério.

Procurada, a Apple respondeu que não vai comentar o assunto.

A Senacon informou que a medida não afeta quem já comprou o aparelho. Os consumidores podem denunciar aos Procons, caso encontrem o aparelho sendo vendido sem carregador.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo