Círio de Nazaré: depois de 2 anos de pandemia fiéis agradecem à vida

Publicado em 10/10/2022 - 07:53 Por Thamyres Nicolau, Rádio Cultura FM do Pará - Belém - PA

Há dois anos o coronavírus impediu o mar de gente de ir às ruas de Belém para saudar Maria durante o Sírio de Nazaré que ocorreu de forma virtual. Este ano com o controle da pandemia a maior festa religiosa do mundo retomou as profissões oficiais. E cerca de milhões de fiéis homenagearam a padroeira dos paraenses. O momento foi de agradecimento.

O início da procissão do sírio ocorreu após uma missa na catedral de Belém realizada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu as ruas em direção à Basílica santuário e recebeu diversas homenagens dos fiéis.

A cerimonialista Nadimi Da Raz fala sobre a importância do momento:" É importante hoje nós estarmos aqui, não esquecer de agradecer a Deus e a ela porque tantos se foram, mas é importante que quem ficou pra viver mais uma vez este Círio outra vez possa entender a razão da fé, a razão da vida, procurando cada dia ser melhor do que os outros dias, sendo humilde, sendo solidário, com amor ao próximo,

A corda, atrelada a berlinda que leva a imagem peregrina é um dos principais símbolos do sírio de Nazaré e reuniu cerca de 7,6 mil devotos segundo a estimativa do Dieese do Pará. No percurso, canções marianas tomavam conta das ruas lotadas de devotos que puderam se unir para prestigiar Nossa Senhora. O servidor público Walter Duarte ressalta qual é o sentimento da retomada da festa nazarena. "O Círo é presencial, o Círio não se explica, você não assiste o Ciro, você não olha pela TV, você não acompanha pela internet, pelas redes sociais, é um estado de espírito, então você retornar depois de dois anos é você sentir a emoção de estar perto do povo, a aglomeração do amor, de estar encontrando o teu irmão, de abraçar o teu irmão e de falar de Nossa Senhora de Nazaré, sentir nos olhos das pessoas essa grande fé, a nossa mãezinha de Nazaré, é uma coisa que só você estando aqui para sentir."

O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, comenta que o Círio de Nazaré é uma expressão de devoção e fé em Maria. "Nós não olhamos pelo fato de ficado dois anos sem o Círio tradicional, até porque nós o fizemos nas medidas em que as autoridades sanitárias permitiram nós realizamos o Círio. É uma ocasião privilegiada para nós expressarmos aquilo que o Círio é, aquilo que ele quer realizar, em ter evangelização, de presença, de encontro, de serviço ao povo de Deus."

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo