Pardal registra recorde de denúncias de propaganda eleitoral irregular

Publicado em 04/10/2022 - 11:20 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral, registrou recorde de denúncias em um único dia. Foi no último domingo, dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições.

Segundo dados atualizados nessa segunda-feira pelo TSE, em 24 horas, foram registradas 5.332 denúncias de propaganda eleitoral irregular. No sábado, já tinham sido feitas no aplicativo, 2.069 denúncias. A média por dia era, até então, de 765.

Desde que começou a operar em 16 de agosto, foram 37.489 denúncias envolvendo compra de votos, uso da máquina pública e abuso de poder político e econômico. A apuração compete ao Ministério Público Eleitoral.

A maioria das denúncias de propaganda eleitoral irregular se refere às campanhas para deputado federal, seguidas das de deputado estadual e distrital. Para se ter uma ideia, deputado federal teve 12.800 registros.

As campanhas para presidente da República foram responsáveis por 3.404 denúncias em todo o país, enquanto as para governador gerou 2.791 registros e a de senadores, 811.

A região Sudeste é a campeã de registro de casos, seguida do Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

No Pardal, não são aceitas denúncias anônimas, mas o sigilo é garantido para quem pedir. Devem ser comprovadas com fotos, vídeos ou áudios que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A pessoa não pode agir de má-fé.

O aplicativo é de graça e pode ser encontrado nas lojas virtuais, bem como no Portal do Pardal. O site é o tse.jus.br

Além de denúncias, no site do TSE o eleitor pode consultar os boletins de urna. Estão disponíveis no link resultados, e também podem ser encontrados no aplicativo de mesmo nome. São mais de 472 mil boletins de urna que foram emitidos após a votação.

O TSE sempre disponibilizou os boletins de urna para consulta pública, mas isso alguns dias depois da votação. Este ano, a liberação foi feita praticamente em tempo real, na medida em que os dados chegavam para a totalização no Tribunal.

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo