Ambientalista alerta para mais navios abandonados na Baía de Guanabara

Atenção deve ocorrer após acidente que atingiu a ponte Rio-Niterói

Publicado em 15/11/2022 - 15:19 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Ambientalistas avaliam que o acidente envolvendo um navio à deriva, que colidiu com a Ponte Rio-Niterói nesta segunda-feira (14), deve servir de alerta às autoridades.

Em entrevista ao programa Revista Rio, da Rádio Nacional, o ambientalista Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva, lembrou que o Navio São Luiz não é um caso isolado, já que há um grande número de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara.

Na avaliação de Sérgio Ricardo, a Baía de Guanabara se transformou em um cemitério de embarcações, que pode causar prejuízos, não só econômicos, mas também ambientais.

Ainda segundo o ambientalista, recentemente, o Movimento Baía Viva fez vistoria no entorno do Navio São Luiz.

Em nota, a Marinha informou que a Autoridade Marítima, por meio do Comando do 1o Distrito Naval, conforme previsão legal, atua na preservação da segurança da navegação, da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica. E que já abriu inquérito para apurar as causas do acidente que fechou por mais de três horas a Ponte Rio-Niterói, com reflexos em importantes vias das duas cidades.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo