Em 2021, juiz mandou retirar navio que bateu em ponte Rio-Niterói

Publicado em 15/11/2022 - 18:54 Por Tatiana Alves, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O navio à deriva que colidiu com a Ponte Rio-Niterói, na noite de segunda-feira, já havia despertado a atenção da Justiça Federal no Rio de Janeiro. O acidente, que causou um caos no trânsito em parte das duas cidades, trouxe à cena uma ordem Judicial, de setembro do ano passado, que determinava a retirada da embarcação da Baía de Guanabara.

A ordem assinada pelo juiz federal Wilney Magno de Azevedo Silva,  da 16ª Vara da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, foi fruto de um processo movido quase dois anos antes pela Companhia Docas, contra a empresa Navegação Mansur, responsável pela embarcação. 

Na época, já havia receio de que o navio pudesse se soltar e ficar à deriva. Tanto a Companhia Docas como a Capitania dos Portos, vinculada à Marinha, apontaram no processo a existência de riscos à navegação, ao meio ambiente e à vida humana.

Batizado de São Luiz, o navio envolvido no acidente é um petroleiro com bandeira das Bahamas. Segundo a Marinha, uma ventania arrebentou as amarras que ancoravam o navio desde 2016, deixando-o deriva. Após o acidente, o navio foi resgatado e, de acordo com a Marinha, será atracado no Porto do Rio de Janeiro.

Segundo informações da Companhia Docas, o São Luiz estava em completo abandono e em avançado estágio de deterioração e com os equipamentos de segurança desligados.

Por conta do acidente, a Ponte de 13 quilômetros, que é principal elo entre as cidades do Rio de Janeiro, Niterói; da Região dos Lagos e do interior do estado, ficou fechada por mais de três horas e só teve seu funcionamento totalmente normalizado na tarde desta terça-feira (15.11)

 

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo