Porta-aviões da Marinha permanece sem atracar em Pernambuco

Publicado em 10/11/2022 - 12:15 Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - Maranhão

A Justiça Federal determinou que a Marinha brasileira não realize a atracação do porta-aviões, de 266 metros de comprimento, e que está parado há cerca de um mês no litoral de Pernambuco. A decisão dessa quarta-feira é em caráter liminar e é em resposta a pedido do governo de Pernambuco.

A operação de atracação forçada, ou seja, sem autorização administrativa foi notificada ao Governo do Estado e ao Porto de Suape, localizado na região metropolitana de Recife, na terça-feira. Segundo a decisão judicial, o ex-Navio Aeródromo "São Paulo" oferece riscos ambientais por causa do amianto, uma substância altamente tóxica.

Enquanto pertenceu à Marinha Nacional Francesa, na década de 1990, foi realizada a retirada de 55 toneladas de amianto da embarcação. O porta-aviões foi vendido pela Marinha brasileira em um processo de licitação neste ano para um estaleiro turco, para ser realizdo um desmanche. No entanto, no final de agosto, quando o navio se aproximava do Mar Mediterrâneo, a Turquia cancelou a autorização de entrada.

A embarcação teve que voltar para o litoral brasileiro em outubro e a atracação foi proibida após um laudo emitido pela Agência Pernambucana do Meio Ambiente.

Hoje, o navio está a cerca de 30 quilômetros da costa. Segundo a Marinha, em nota divulgada no mês passado, o amianto atualmente existente "não oferece riscos à saúde".

De acordo com a decisão judicial que proíbe a entrada do navio: a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - deve se manifestar sobre o caso.

Nossa reportagem voltou a entrar em contato com a Capitania dos Portos em Pernambuco, mas ainda não obtivemos resposta.

 

 

Edição: Samia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo