Segurados do INSS em reabilitação profissional serão reavaliados

Os convocados são aqueles sem perícia médica há mais de 1 ano

Publicado em 04/11/2022 - 12:02 Por Beatriz Albuquerque - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e faz parte do programa de reabilitação profissional do INSS vai passar por reavaliação. Essa é uma medida que o instituto faz de maneira corriqueira, mas que estava suspensa por conta da pandemia.

A ideia é verificar se esses segurados ainda têm direito ao benefício, como explica Kesia Miriam Santos de Araújo, da Coordenação de Serviços Previdenciários do INSS.

Devem ser convocados os segurados que não passaram por perícia médica há mais de 365 dias.

Dos cerca de 150 mil beneficiários que fazem a reabilitação, o órgão prevê a convocação de 45 mil, número que corresponde aos que estão com a Data de Comprovação de Incapacidade vencida há mais de um ano.

O prazo para a revisão de todos esses benefícios é de 180 dias. Portanto, os segurados podem ser convocados a partir deste mês até abril de 2023.

Vale lembrar que os segurados que precisarem passar por essa revisão receberão a convocação do INSS por carta, e-mail ou ligação. Então, é preciso estar com os dados atualizados no sistema, mas não é necessário agendar esse atendimento, porque quem fará esse processo é o próprio INSS.

A reabilitação profissional é um serviço da Previdência Social oferecido aos segurados que ficaram incapacitados para o trabalho por motivo de doença, acidente ou deficiência. É oferecida a eles a oportunidade de passar por uma reeducação ou readaptação profissional, para que possam retornar ao mercado de trabalho.

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo