Lei Seca: número de motoristas alcoolizados bate recorde no Rio

Publicado em 27/12/2022 - 18:19 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de motoristas dirigindo sob o efeito do álcool ou que se recusaram a fazer o teste do bafômetro no Rio de Janeiro bateu recorde este ano, sendo o maior em uma década. É o que revela um balanço da Operação Lei Seca divulgado nesta terça-feira (27).

De acordo com o levantamento, 33.350 condutores foram flagrados nas blitze realizadas até o último domingo, 25 de dezembro. A maior marca anterior foi registrada em 2012, quando 33.262 motoristas foram multados e tiveram a carteira de habilitação apreendida.

Segundo o coordenador operacional da Lei Seca, Arthur Barbosa, esse resultado reflete tanto a ampliação da quantidade de equipes atuando na operação, quanto o aumento no hábito de consumo de álcool durante a pandemia.

“Nós tivemos a abertura de todos os eventos pós pandemia e a população veio com esse hábito de beber muito durante a pandemia, e não respeitou a regra principal que é, se beber não dirija. Além disso, nós aumentamos a nossa equipe de fiscalização de 15 para 30 equipes, ou seja, dobramos o nosso efetivo, e isso veio a trazer maior capilaridade, maior fiscalização pela cidade”.

Arthur Barbosa também ressalta que este ano a operação investiu em ações educativas para conscientizar os jovens sobre o perigo da combinação bebida e direção.

“A nossa equipe de educação está percorrendo todos os municípios do estado, nas escolas primeiramente estaduais, fazendo uma campanha educativa com o público alvo, os alunos do ensino médio, conscientizando de forma dura, para que esses alunos não venham a cometer os mesmos erros que os nossos adultos estão cometendo hoje”, disse.

Para o Réveillon, a Lei Seca informou que vai intensificar as ações de educação e fiscalização nos pontos de grande concentração de pessoas, como praias e centros gastronômicos, além de estradas com maior número de deslocamento de veículos. Cerca de 150 agentes devem trabalhar na data, com horário estendido até o início da manhã.

Edição: Cristiane Ribeiro/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo