Museu do Futebol em SP arrecada chuteiras para doação

Publicado em 12/12/2022 - 16:12 Por Eliana Gonçalves - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

A paixão pelo futebol no quilombo indígena de Tiririca dos Crioulos, no interior de Pernambuco, está registrada no Museu do futebol que guarda a memória do Bandeirantes Futebol Clube, o time da comunidade e também está no hino que fala do campo de terra batida e de campeões que nem sempre tem chuteiras para correr atrás da bola.

A equipe indígena foi uma das escolhidas para participar do projeto Chuteira para Todos. Campanha do Museu do Futebol em São Paulo, que está convidando as pessoas que aposentaram suas chuteiras a ajudar atletas que vão fazer bom uso do equipamento. A primeira edição, em 2019, arrecadou 200 chuteiras. A expectativa é de que a Copa do Mundo ajude a turbinar as doações. Renata Beltrão, assessora de comunicação do Museu, falou um pouco da campanha.

Distantes quase 2.300 quilômetros dos atletas de Tiririca dos Criolos, as mulheres do Perifeminas, time de várzea do Bairro da Barragem, em Parelheiros, extremo sul da cidade de São Paulo, também participam da campanha.

O Perifeminas foi criado há oito anos por iniciativa de quatro irmãs que gostavam de futebol e desconfiavam que o esporte tinha muito a oferecer para mulheres negras da periferia. Quem conta é uma das fundadoras, Sidineia Chagas.

Quem estiver em São Paulo e quiser participar,  pode deixar as chuteiras pessoalmente no Museu do Futebol. Mas não pode ser qualquer chuteira. Elas podem estar usadas, mas precisam estar em bom estado, limpas e o par unido pelos cadarços.

Chuteiras infantis também são bem vindas, já que um terceiro time, o Futvida, que reúne meninos e meninas jogadores, também de Parelheiros, na capital paulista, vai receber as doações.

A campanha recebe doações pelos Correios. O endereço do museu é Praça Charles Muller, sem número, Pacaembu, São Paulo. O CEP é 01234-010.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo