RJ terá de apresentar novo plano de redução da letalidade policial

Publicado em 08/12/2022 - 19:11 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, terá que apresentar um novo plano de redução da letalidade policial. Somente nós primeiro dez meses deste ano mais de 1.100 pessoas morreram por intervenção de agentes do estado no Rio. A decisão é do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que determinou ainda a instalação e o pleno funcionamento de câmeras de áudio e vídeo em fardas e viaturas dos batalhões especiais das polícias do estado. O governo do Rio precisa responder às ordens até o fim da semana que vem.

O despacho assinado por Fachin determina também que o governo do estado e o Ministério Público do Rio esclareçam, em até dez dias, o andamento das investigações dos agentes dos órgãos de segurança pública suspeitos de práticas de infração penal.

Outra ordem é que as forças policiais obedeçam o que diz a constituição em relação às buscas domiciliares. As equipes também devem atuar com o amparo de uma ambulância.

Em nota, o Ministério Público informou que prestará os esclarecimentos ao STF no prazo determinado. E que, em junho, encaminhou ao governo fluminense um conjunto de propostas para o Plano Estadual de Redução da Letalidade Policial.

O Governo do Rio de Janeiro foi procurado mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Edição: Tâmara Freire / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo