AGU cria grupo para acompanhar investigações dos atos antidemocráticos

Publicado em 11/01/2023 - 10:52 Por Sayonara Moreno- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um grupo institucional, que vai acompanhar as investigações dos atos golpistas e antidemocráticos do último domingo, em Brasília, foi criado pela AGU, Advocacia Geral da União. A portaria que institui a entidade já está publicada no Diário Oficial da União.

O GEDD, Grupo Especial de Defesa da Democracia, vai ajuizar ações e tomar outras medidas judiciais. Tudo para garantir a preservação do patrimônio público e a indenização pelos danos causados. A portaria também prevê outras atribuições ao grupo, entre elas: fazer pedidos à “Justiça de quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico ou de dados; ajuizar ações de ressarcimento aos cofres públicos; e solicitar compartilhamento de provas em ações penais, inquéritos ou processos administrativos”.

Fazem parte da equipe, integrantes dos principais órgãos da AGU. Serão convidados representantes do Supremo Tribunal Federal, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a Advocacia-Geral da União, o grupo foi criado para agilizar a investigação e a responsabilização dos envolvidos nos atos golpistas, porque a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, - que deve atuar para preservar o regular funcionamento das instituições democráticas e das políticas públicas-, passa a funcionar somente a partir das próximas semanas.

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo