Comlurb reforça ações para descarte correto de lixo nas praias do Rio

Publicado em 17/01/2023 - 12:25 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A grande quantidade de lixo deixada nas praias do Rio de Janeiro por banhistas no último fim de semana acendeu o alerta da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), que vai reforçar as campanhas de conscientização em toda a orla. As ações educativas vão ser comandadas pelo grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança para ensinar sobre o descarte correto dos detritos, e vão acontecer todas as quartas, quintas, sextas e sábados, até o fim do verão.

Somente no sábado e no domingo, os garis recolheram 610 toneladas de lixo, como vasilhames de plásticos, copos descartáveis, guimbas de cigarro, garrafas de cerveja, entre outros.

De acordo com o presidente da Comlurb, Flávio Lopes, a quantidade é quase o dobro do coletado em um fim de semana típico de verão, em torno de 350 toneladas.

O gari Jorge trabalha há 26 anos na gerência da Comlurb de Copacabana, zona sul da capital, e diz que as pessoas precisam ter mais responsabilidade com o lixo que produzem.

Para Fernanda Cubiaco, coordenadora do Movimento ambiental Bota Pra Girar, a praia hoje é um grande mercado consumidor e as pessoas atribuem a responsabilidade de recolher o lixo apenas à Comlurb, deixando as embalagens para trás. Quando, ressalta ela, a gestão do lixo deve ser compartilhada com ações coordenadas e o envolvimento de órgãos públicos, organizações não governamentais e a indústria de alimentos e bebidas.

No último domingo, a Comlurb multou em R$ 136.428,80 os organizadores de uma festa clandestina do Grupo Clareou realizada na praia do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade. A multa foi com base na Lei de Limpeza Urbana e levou em consideração, dano ambiental, volume gerado, ausência de forma de disposição dos resíduos, além da área afetada e dano paisagístico.

O total de resíduos recolhidos em um domingo normal de verão na Praia do Recreio é de cerca de 20 toneladas. Neste domingo, com o evento clandestino, o total de resíduos gerados chegou a 88,4 toneladas.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo