Interventor do DF entrega relatório sobre 8 de janeiro ao STF

Publicado em 31/01/2023 - 12:42 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foram dias duros com decisões que precisaram ser tomadas no calor dos acontecimentos. Assim o interventor Ricardo Cappelli definiu como foi esse período em que ficou à frente da Segurança Pública do Distrito Federal. Ele lembrou que o 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe contra a democracia, mas deixou claro que as investigações vão continuar a partir da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, que foi atrás dos participantes e financiadores dos ataques.

O relatório de Cappelli, entregue ao Supremo Tribunal Federal e outras autoridades mostra que houve omissão por parte das autoridades. E falhas na segurança. Que já no dia 6 havia um relatório da inteligência alertando para os riscos de invasão de prédios públicos. E, que entre outros fatores, o efetivo era muito menor do que o necessário, que a linha de contenção foi formada principalmente por alunos do curso de formação de praças da PM do DF, que tinham vários comandantes das forças de segurança de férias e que algumas ordens superiores teriam sido descumpridas.

O Cappeli ainda foi bem claro na coletiva de apresentação do balanço na última sexta-feira: não há coincidências. Ou seja, não é uma coincidência todos esses fatores terem ocorrido ao mesmo tempo. O relatório também apontou que os acampamentos em frente aos QGs eram “centros de construção de planos contra a democracia”, segundo o próprio Cappelli.

Ricardo Cappelli ainda reforçou ter plena confiança na corregedoria da PM, que os inquéritos vão separar o joio do trigo, ou seja, quem teve atuação decisiva para o quebra-quebra ou para a contenção dele, e que a lei será cumprida. Ele agora retorna ao Ministério da Justiça, onde ocupa o cargo de secretário executivo.

Mas como será daqui pra frente, após esses 23 dias de intervenção? Quem responde é o professor de Direito da Universidade de Brasília, Mamede Said Maia Filho.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo