Interventor no DF apresenta relatório final das falhas no dia 8.1

Publicado em 27/01/2023 - 21:23 Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

O interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Capelli, apresentou nesta sexta-feira (27), o relatório final com informações sobre a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e das dependências do Supremo Tribunal Federal, ocorridos no dia 8 de janeiro.

Capelli classificou os fatos como "lamentáveis" e "inadmissíveis". Ele disse que foram frutos de uma escalada de eventos que começaram logo após o resultado das eleições e a vitória do presidente Lula.

O interventor citou o vandalismo em Brasília logo após a diplomação de Lula no dia 12 de dezembro a tentativa de explosão de bomba em área próxima ao aeroporto da cidade na véspera do Natal e destacou a centralidade do acampamento montado em frente ao quartel general do Exército nos dias seguintes ao resultado das eleições.

Capelli afirmou que a inteligência da Secretaria de Segurança Pública do DF emitiu um relatório sobre os riscos do que aconteceria e entregou ao então secretário Anderson Torres dois dias antes dos atos.

O interventor federal Ricardo Capelli também citou outras possíveis falhas na segurança pública do DF no dia 8 de janeiro. Ele relatou que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro saíram do acampamento em frente ao quartel general por volta de 13h e, no caminho até a Esplanada dos Ministérios, a polícia apreendeu aparatos que demonstraram que o ato seria violento.

Capelli cita que até a quebra da linha de contenção na Alameda dos Estados às 14h43, houve tempo suficiente para acionar o efetivo das tropas o que não foi feito.

Segundo Ricardo Capelli, o novo secretário de segurança pública, Sandro Avelar, dará continuidade às investigações em curso.

Confira reportagem na íntegra no player acima

Edição: Luiz Cláudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo