Kariane Costa é a nova presidenta da Empresa Brasil de Comunicação

Publicado em 13/01/2023 - 23:34 Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília

A Empresa Brasil de Comunicação tem uma nova diretora-presidenta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira, uma portaria nomeando Kariane Costa Silva de Oliveira como nova dirigente da empresa pública. 

Kariane Costa irá conduzir o processo de transição para nova gestão, a ser implementada nos próximos meses.

Kariane é jornalista concursada da EBC há 10 anos e atual representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa

Kariane Costa tem 41 anos e mais de 18 anos de experiência como jornalista. Ela foi representante da Comissão de empregados da EBC em 2016 e atuava como setorista de política da Rádio Nacional no Congresso Nacional.

O presidente da República destituiu a atual diretoria e exonerou Glen Valente, ex-presidente da empresa, e mais outros quatro diretores: os militares Roni Baksys e Márcio Kazuaki, o Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, Pedro Marcos Boszcovski e a diretora Sirlei Batista. O Diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales da Silva foi mantido.

Sobre o governo Bolsonaro, a sociedade civil denunciou o desvirtuamento da missão pública da EBC e a utilização dos veículos para propaganda do governo federal. Os trabalhadores inclusive apresentaram, nos últimos anos, centenas de casos de censura.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, indicou também para o processo de transição Rita Freire, presidente do Conselho Curador da EBC cassado após o golpe de 2016, Juliana Cézar Nunes, empregada concursada da empresa, e as jornalistas Nicole Briones e Flávia Filipini.

Paulo Pimenta disse em nota que “a composição do processo de transição, reunindo empregados concursados da empresa, mas também representantes da sociedade e profissionais da área, mostra nosso compromisso com a comunicação pública e com a integridade e o fortalecimento da EBC”.

A EBC é a empresa responsável pelo sistema público de comunicação federal. É responsável pelas sete Rádios Nacional e MEC, a TV Brasil, Agência Brasil e Radioagência Nacional. Por contrato ela também presta serviços de comunicação ao governo, com a produção da Voz do Brasil e transmissão de atos oficiais.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo