RJ fecha 2022 com o menor número de crimes contra vida em 31 anos

Publicado em 20/01/2023 - 10:18 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em 2022, 3.052 pessoas foram assassinadas no estado do Rio de Janeiro. O número representa uma queda de 6% em relação ao ano anterior, ou seja, menos 201 homicídios dolosos, aqueles em que há a intenção de matar. É o menor valor desde 1991, quando começou a série histórica da pesquisa do ISP (Instituto de Segurança Pública do estado).

O balanço dos crimes ocorridos em 2022 em todo o estado mostra que houve queda também em outros indicadores na comparação com 2021.

O latrocínio, que é o roubo seguido de morte, caiu 43% e a letalidade violenta, que inclui roubo seguido de morte, homicídio doloso, morte por intervenção de agente do estado e lesão corporal seguida de morte, teve uma redução de 6%.

De acordo com o ISP, os valores destes indicadores são os menores para o acumulado do ano dos últimos 31 anos.

Em 2022, 1.327 pessoas morreram em confronto ou em ações policiais. O número, segundo o Instituto de Segurança, representa uma queda de 2% em relação a 2021 e é o menor para o acumulado nos últimos dois anos.

Para a diretora-presidente do Instituto, Marcela Ortiz, vale destacar, ainda, a queda dos roubos de rua, que impactam diretamente a sensação de segurança da população.

No ano passado, foram 62.120 casos registrados de roubo a pedestres, de aparelho celular e roubo em ônibus. Apesar do número alto, segundo o ISP, foi o menor nos últimos 10 anos. Na comparação com 2021, o indicador registrou queda de 7%.

Na produtividade policial, as apreensões de fuzis e prisões em flagrante também apresentaram resultados positivos. De janeiro a dezembro, 457  fuzis foram retirados das ruas (cerca de um por dia). E 34.232 pessoas foram presas em flagrante pelas polícias em 2022.

Os roubos de carga caíram 6% em relação a 2021. Já o número de veículos roubados aumentou 4% em relação ao ano anterior.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo