Hospital de campanha flutuante terá 200 leitos e UTI

Publicado em 22/02/2023 - 16:56 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Chega nesta quinta-feira a São Sebastião, no litoral norte paulista, o navio-aeródromo Atlântico da Marinha brasileira que vai levar apoio às vítimas das chuvas que atingiram a região no fim de semana.

A embarcação está equipada com seis helicópteros e três embarcações menores para transporte de pessoas. Também conta com um hospital de campanha com 200 leitos e UTI onde vão atuar médicos de várias especialidades, como ortopedista, cirurgião, anestesista e profissionais de enfermagem. O navio leva 180 fuzileiros navais com maquinário, para ajudar na desobstrução de vias e outros locais necessários.

Os temporais que caíram no litoral norte paulista, desde a noite de sábado, provocaram a morte de 48 pessoas, sendo 47 moradoras de praias de São Sebastião e uma de Ubatuba. Até o momento, foram identificados 26 corpos. 38 pessoas seguem desaparecidas. De acordo com o governo do estado, 1.730 pessoas estão desalojadas e 766 permanecem desabrigadas.

A infraestrutura na região também foi muito afetada. Empresas de energia e telefonia, aos poucos, restabelecem os serviços. O governador Tarcísio de Freitas informou que o serviço de água para a região já está normalizado:

Tarcísio de Freitas também falou sobre os trabalhos de busca e de desobstrução de estradas afetadas pelos temporais, e voltou a recomendar que quem foi ao litoral para o feriado de carnaval, que retorne para a cidade de origem, a fim de reduzir a pressão sobre a estrutura na região.

O tempo segue instável no litoral norte paulista, com previsão de pancadas de chuva, nesta quarta-feira, que podem chegar a 30 milímetros em São Sebastião. Por causa do risco de novos deslizamentos de terra, muitos moradores precisam sair das casas. Mas, tem os que resistem, temendo que as moradias sejam saqueadas.

O governador disse ainda que reforçou o policiamento para impedir que as casas sejam invadidas, mas ressaltou que ingressou na Justiça para fazer a retirada obrigatória das pessoas, caso seja necessário:

As doações continuam a chegar a vítimas da chuva. Mais de 37 toneladas de doações foram enviadas, de acordo com a coordenação da Defesa Civil, principalmente água mineral, produtos de higiene e limpeza, colchões, alimentos e roupas.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo