Litoral norte: Previdência Social antecipa pagamento de benefícios

Publicado em 22/02/2023 - 21:29 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Equipes de resgate entram no quarto dia de buscas por vítimas após o temporal que atingiu o litoral Norte de São Paulo no fim de semana. Nesta quarta-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fizeram um sobrevoo para avaliar as áreas mais afetadas por deslizamentos de terra.
 
A ministra Marina Silva afirmou que o governo federal vai apresentar uma proposta com medidas preventivas para evitar novas tragédias como essa do litoral de São Paulo.

Também nesta quarta-feira, mais 300 policiais militares passaram a reforçar as missões de buscas e salvamentos, que contam com oito helicópteros e cinco embarcações. Ainda integram a força-tarefa profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Forças Armadas, servidores da prefeitura e voluntários.

Até o momento, 48 óbitos foram confirmados: 47 em São Sebastião e um em Ubatuba. Segundo o governo de São Paulo, vinte e seis corpos já foram identificados e liberados para sepultamento.

São 10 homens adultos, nove mulheres adultas e sete crianças. Há ainda 1.730 pessoas desalojadas e 766 desabrigadas em todo estado.

Para aqueles que ficaram ilhados e desejam sair da cidade, a Prefeitura de São Sebastião comunicou que a empresa Buser Brasil está fazendo o transporte gratuito de passageiros partindo da rodoviária local até São José dos Campos e São Paulo. O serviço vai funcionar até esta sexta-feira. Os interessados devem preencher um formulário online disponível no site da prefeitura.

Na noite dessa terça-feira, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, fez uma transmissão ao vivo com detalhes sobre a entrega de água potável, roupas e kits de limpeza. O prefeito pediu esforços para que as entregas cheguem aos mais necessitados.

E uma portaria assinada nesta quarta pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente interino do INSS, Glauco Fonseca, vai garantir a antecipação do pagamento dos benefícios enquanto perdurar o estado de calamidade nos seguintes municípios: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.

Nas contas do governo, cerca de 100 mil pessoas poderão antecipar o pagamento da aposentadoria, pensão ou benefício assistencial.  Para isso, o segurado deve avisar o banco em que recebe entre os dias 17 e  20 de março. O INSS também vai liberar o valor extra de um mês para esse grupo.

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo