Mortes no litoral de SP mostram falhas na comunicação para prevenção

Publicado em 27/02/2023 - 14:07 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As 65 mortes ocorridas no litoral norte de São Paulo nas fortes chuvas que atingiram a região no carnaval evidenciaram algumas falhas na comunicação e prevenção de desastres à população. Essa foi a avaliação do professor do Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP, Pedro Luiz Côrtes.

Apesar do Cemaden e Inmet terem feito alertas 24 horas antes sobre as chuvas houve falhas na forma de comunicação à população, pois o SMS só foi enviado para quem se cadastrou previamente, o que é a minoria da população. Para o professor Pedro Luiz Côrtes também faltou clareza na mensagem.

Pedro Côrtes também sugeriu, para evitar maiores perdas nos próximos eventos climáticos extremos, o envio de SMS para a população independente dela estar cadastrada no sistema de alertas. Outra medida proposta por ele é usar a policia rodoviária federal para comunicar os viajantes da situação climática do local

Procurado, o Ministério do Desenvolvimento Regional enviou nota afirmando que para dezembro de 2023 prevê melhorias no sistema de envio de alertas. Entre elas,  o envio das mensagens sem depender do cadastro prévio, alarme com envio sonoro mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso e envio de mensagens considerando a geolocalização do aparelho. A pasta lembrou ainda que os alertas também são feitos por outros aplicativos de mensagem como o Telegram,  Whatsapp e nos serviços de TV por assinatura.

Lembrando que atualmente para se cadastrar no serviço de alertas da defesa civil é necessário enviar um SMS com o CEP de sua região para o 40199.

Com produção de Lucineia Marques.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo