Campeões de reclamações no Brasil são bancos, internet e aviação

Publicado em 16/03/2023 - 16:11 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Bancos e instituições financeiras; empresas de telefonia, internet e TV; e companhias aéreas. Esses os serviços que mais provocam dor de cabeça aos usuários brasileiros. A constatação está no levantamento do Ministério da Justiça, que levou em conta as reclamações no ano passado.

O portal consumidor.gov.br recebe reclamações de consumidores que tiveram problemas com empresas. Pela internet, é possível que a companhia e o cliente resolvam os conflitos, sem mediação. E quem lidera o ranking de reclamações na plataforma do governo federal é a de telefonia, Oi. Seguida do Grupo Bradesco e da Claro.

O Ministério da Justiça também divulgou a lista das empresas com mais reclamações nos Procons de todo o país. E as três mais denunciadas são do setor de telecomunicações, de novo: a Oi e a Claro. E aparece também a Vivo.

Em 2022, os Procons atenderam mais de 1,6 milhão reclamações. E a plataforma consumidor.gov.br resolveu mais de 1,2 milhão conflitos, 77% do total de reclamações no portal.

Entre os principais problemas que tiram a paz dos clientes estão: cobrança indevida; propaganda enganosa; e produtos danificados ou dificuldade de troca. Apesar de liderarem as denúncias sobre problemas nos serviços ou no atendimento, as companhias de telefonia, pelo menos, tiveram o mais alto índice de resolução dos casos.

Procurada pela nossa equipe, a Claro informou que não vai se manifestar sobre o assunto. A Vivo disse buscar a satisfação dos clientes, na resolução das demandas. Já a Oi afirmou que “qualquer avaliação sobre reclamações deve considerar o total de clientes da região” e que o setor de telecomunicações é o que apresenta o maior índice de solução de demandas.

O Grupo Bradesco não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo