Dia Mundial da Água: região Centro-Oeste é caixa d’água do Brasil

As águas da região estão ameaçadas, alerta especialista da UnB.

Publicado em 22/03/2023 - 11:03 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste Dia Mundial da Água, o assunto mais discutido é a preservação desse bem tão precioso à sobrevivência da humanidade. Aqui no Brasil, quando pensamos em água, a primeira imagem que nos vem à cabeça são os rios caudalosos da Amazônia ou os grandes oceanos que banham o litoral do nosso país. 

Mas, você sabia que a região Centro-Oeste é chamada pelos especialistas como a caixa d’água do Brasil? Tem mais: as três principais bacias hidrográficas que cruzam o nosso país de norte a sul nascem aqui na região central. 

O professor da Universidade de Brasília, Perci Coelho, estudioso da área, afirma que essas águas que nascem aqui no Centro-Oeste estão ameaçadas. O aumento do agronegócio na região, apesar do seu impacto positivo na economia, tem gerado a contaminação dos lençóis freáticos do cerrado, colocando em risco a qualidade nas nascentes.

Perci destaca que ações conjuntas entre estado e sociedade civil são essenciais para conter o avanço dessa contaminação. Mas ele afirma que as medidas precisam ser rápidas para diminuir o impacto ambiental.

O dia 22 de março é a data mundial criada pela ONU para lembrar a importância da água. Neste ano, haverá uma conferência nos Estados Unidos com a ideia de definir uma ação conjunta entre os países para garantir um Desenvolvimento Sustentável do planeta.


 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo