Educação midiática é caminho contra desinformação e fake news

Ideia é ensinar a identificar boatos e mentiras e checar informações

Publicado em 27/03/2023 - 08:12 Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em um mundo cada vez mais conectado, como fugir das fake news? E da desinformação? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade?

"Aparecem mensagens muito absurdas, que você sabe de cara que é uma fake news. Como o limão cura a covid, ou tomar um chá todo dia em jejum vai curar o câncer ou prevenir o câncer. São coisas muito absurdas”.

Nem todo mundo consegue, como Milena Teles, de 23 anos, reconhecer o que é absurdo nas redes sociais. 

Para ensinar crianças, jovens e adultos, especialistas apontam a educação midiática como caminho. E também como solução para mudar resultados como o da pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada no ano passado, que mostra que 67% dos jovens de 15 anos, aqui no Brasil, não distinguem fatos de opiniões.

Jade Percassi, pesquisadora do Sou Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), concorda com essa dificuldade:

"Para pessoa adulta já é difícil, às vezes, sem ter uma prática, sem ter uma orientação de checagem de fato, saber quando uma informação é verdadeira ou falsa, se é rumor, boato ou se ela corresponde a um fato que está sendo noticiado, imagina para crianças e adolescentes".

O conceito de educação midiática não é novo. Surgiu em 1960 e desde lá, a preocupação tem sido sempre a mesma: a manipulação dos meios.

Patrícia Blanco, presidente do Palavra Aberta, instituto que coordena um programa de formação de professores e envolvimento da sociedade na educação midiática, fala da importância dessa formação:

"Na medida que o cidadão, o jovem, passa a saber reconhecer a informação, saber o propósito daquela informação que chega até ele, saber reconhecer a fonte,  o porquê que aquela informação chegou até ele, saber fazer uma busca, saber verificar de onde veio aquela informação, adquirindo as competências para saber produzir conteúdo - de modo que ele se aproprie da tecnologia para melhorar sua autoinstrução, melhorar o seu protagonismo -, ele vai participar melhor da sociedade".

Para o secretário João Brant, da Secretaria de Políticas Digitais, ligada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a formação digital deve ser mais abrangente: 

“Nós temos os nativos digitais, que lidam muito bem com as tecnologias, mas não necessariamente tem todos os instrumentos e repertórios para interpretar e identificar a desinformação, identificar fake news e perceber os problemas que circulam na rede. E nós temos uma população mais velha, em idade adulta ou idosa, que, muitas vezes, até por uma não-facilidade ou uma não-naturalidade de lidar com o ambiente digital, acaba sendo mais suscetível à desinformação e às fake news”.

Segundo João Brant, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já prevê o tratamento do tema de forma transversal, e com conteúdos eletivos nas escolas.

"Nós apostamos muito na educação midiática tanto do ponto de vista formal, como informal. Tanto em parceria com o MEC, na articulação com as secretarias de Educação, quanto em relação à atividades de promoção de cursos, oficinas, conteúdos mais rápidos como chave para enfrentamento do problema da desinformação no país”.

Para o secretário, o momento é de produzir conteúdos e de formar professores.

Segundo Patrícia Blanco, começam a surgir políticas públicas em nível estadual. Como no caso de São Paulo, que abriu espaço para a formação de professores e a inclusão da temática no currículo. Em outros, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Ceará também já há iniciativas.

E na próxima reportagem, o algoritmo. Você pode não saber, mas é ele que diz pro mundo digital o que nos dizer.

 

Radioagência Nacional apresenta uma série de quatro reportagens sobre o mundo digital, liberdade de expressão e desinformação. As matérias serão publicadas entre os dias 27 a 30 de março. Esta é a primeira reportagem da série (veja a relação completa abaixo):

  1. Educação midiática é caminho contra desinformação e fake news
  2. Entenda o que é o algoritmo, e como ele te influencia no mundo digital
  3. Marco Civil da Internet e LGPD: leis que regulamentam o mundo digital
  4. Combater disseminação de fake news é desafio para o Brasil e o mundo

 

*Ficha técnica da série Mundo Digital - Liberdade de expressão e desinformação:

Reportagem: Ana Lúcia Caldas

Produção: Michelle Moreira

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Publicação na Radioagência Nacional: Nathália Mendes

Edição: Paula de Castro / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo