Justiça mantém prisão de José Rainha e Luciano Lima, líderes da FNL

Publicado em 06/03/2023 - 14:39 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os líderes da Frente Nacional de Luta do Campo e Cidade (FNL), José Rainha e Luciano Lima, permanecem presos após audiência de custódia realizada nesse domingo (5). Eles tiveram prisão preventiva decretada no sábado (4) sob acusação de extorsão de proprietários rurais.

De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil de São Paulo, as prisões não teriam relação com os atos de ocupação promovidos pelo movimento social no carnaval deste ano, mas teriam o objetivo de pacificar os conflitos no campo. Segundo a SSP, a polícia abriu inquérito e apreendeu ao menos cinco armas de fogo com os proprietários das terras ocupadas.

A FNL alegou que as prisões de José Rainha e Luciano Lima tem motivações políticas em função do chamado “Carnaval Vermelho”, uma onda de ocupações que foi promovida pelo movimento em fevereiro para chamar a atenção do poder público da presença de terras improdutivas e a existência de 33 milhões de brasileiros com fome.

O advogado dos dois líderes detidos, Raul Marcelo, por sua vez, falou que não teve acesso aos autos do inquérito ao qual eles são acusados até agora.

"Até o momento, a defesa não pode ter acesso ao inquérito. Nós estamos pressionando desde o sábado, dia que aconteceu esta prisão (...) é uma prisão arbitrária, ilegal. José Rainha e Luciano têm residência fixa, trabalham no campo, não ameaçam a ordem pública, tem total disponibilidade de colaborar com a Justiça... aliás, durante este inquérito sigiloso, que está aí desde 2021, em nenhum momento nossos clientes foram chamados para depor. Se fossem, iriam contribuir para elucidar as dúvidas".

José Rainha deixou a liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) por divergências políticas em 2014, quando fundou a Frente Nacional de Luta do Campo e Cidade.

 

*com produção de Michelle Moreira

Edição: Nádia Faggiani / Nathália Mendes

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo