Usina de Angra 1 é multada por liberar material radioativo no mar

Publicado em 24/03/2023 - 12:27 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, multou duas vezes a Usina de energia nuclear Angra 1, em cerca de R$ 2 milhões por descarte irregular de substância radioativa e outra em R$ 101 mil por descumprimento de condicionante estabelecida na Licença de Operação que autoriza o funcionamento do empreendimento.

O acidente radioativo aconteceu em setembro do ano passado, mas a Eletronuclear, que é responsável pela operação da usina, só comunicou às autoridades de fiscalização 21 dias depois, porque a empresa considerou que a substância liberada na água era de baixo teor radioativo e tratou o fato como um incidente operacional.

A multa chegou à Eletronuclear na semana passada e em nota divulgada somente nessa quinta-feira (23), a empresa informou que vai recorrer do auto de infração.

De acordo com o Ibama, a denúncia do vazamento de substância radioativa na baía de Itaorna, em Angra dos Reis, chegou ao órgão no dia 29 de setembro e mesmo depois de vários contatos, inclusive com a CNEM, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, somente em 30 de janeiro deste ano, a Eletronuclear reconheceu oficialmente em carta a ocorrência de vazamento no empreendimento.

O Ibama considerou que a Eletronuclear descumpriu a condicionante ambiental da Licença de Operação, que determina que “os acidentes ambientais deverão ser comunicados imediatamente após o ocorrido.”  

E estuda medidas adicionais para evitar que episódios semelhantes voltem a ocorrer.

A Justiça Federal deu 30 dias, a contar a partir do dia 22 de março, para a Eletronuclear prestar informações sobre o vazamento do material radioativo em Angra dos Reis.

A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal. Defende que a Eletronuclear faça a análise completa da possível contaminação de água, solo e ar, bem como de eventuais impactos na saúde humana e na vida das pessoas decorrentes do vazamento.

Na ação civil pública, o Ministério Público Federal considera que a Eletronuclear teria tentado esconder o incidente e pede a responsabilização da estatal.

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo