Ataques em escolas: governo pede exclusão de contas em redes sociais

Publicado em 09/04/2023 - 15:05 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A exclusão de 270 contas, que veiculavam material relacionado a ataques contra escolas em todo o Brasil, foi pedida à rede social Twitter pela Força-Tarefa Escola Segura, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também foi solicitado ao Tik Tok que retire do ar duas contas que estavam viralizando conteúdo para amedrontar as famílias. Os autores e o conteúdo estão sendo investigados. 

A pedido das autoridades de segurança, as plataformas removeram ainda links de 80 perfis, que vão ter o conteúdo preservado para ajudar nas investigações. E agentes da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, cumpriram mandados de busca, prenderam um suspeito e apreenderam sete armas. 

A Operação Escola Segura terá duração por tempo indeterminado e conta com a participação das delegacias contra crimes cibernéticos das principais regiões brasileiras.  

Qualquer cidadão pode denunciar ameaças a escolas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, criou o canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. É o mj.gov.br/escolasegura.  

Edição: Ana Lúcia Caldas / Aline Cordeiro

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo