MST cobra metas de assentamento para famílias pelo governo federal

Entidade estima que 60 mil famílias vivam em acampamentos improvisados

Publicado em 11/04/2023 - 20:58 Por Gésio Passos - Réporter da Rádio Nacional - Brasília

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) cobrou, nesta terça-feira (11), metas de assentamento de famílias pelo governo federal. O MST estima que 60 mil famílias estão vivendo hoje em acampamentos improvisados.

João Paulo Rodrigues, da Coordenação do MST, afirmou que o desafio é acolher as famílias que aguardam há mais de 10 anos pelo assentamento.

O MST também pede ampliação emergencial do financiamento para produção no campo. Uma outra crítica é a atual política econômica do Banco Central.

O movimento ainda cobrou a mudança dos superintendentes do INCRA para implementação da reforma agrária. Em Alagoas, na segunda-feira (10), o MST ocupou a sede da autarquia para pressionar pela saída do superintendente estadual César Lira.

João Paulo diz que o governo mudou e os dirigentes do INCRA precisam mudar também.

Anunciada pelo MST, a jornada Abril Vermelho não terá como foco a ocupação de terra. Neste ano, 16 já ocorreram. No ano passado, foram 40 no total.

O movimento focará sua jornada em marchas, atos e denúncias de trabalho escravo no campo. A jornada, organizada historicamente pelo MST, promove ações para lembrar do Massacre de Eldorado de Carajás, no Pará, em 1996. Na ocasião, 21 camponeses foram mortos por uma operação da Polícia Militar de desocupação de terra.

Edição: Raquel Mariano - Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo