Petrobras poderia reverter venda do Polo Norte Capixaba, diz empregada

Avaliação é da representante dos empregados da petroleira

Publicado em 14/04/2023 - 19:19 Por Gésio Passos - Réporter da Rádio Nacional - Brasília

A representante dos empregados da Petrobras no Conselho de Administração da empresa, Rosangela Buzanelli, disse nesta sexta-feira (14), em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional, que haveria condições de suspender a venda do Polo Norte Capixaba, anunciada pela empresa nessa quinta-feira (13).  

Rosangela Buzanelli defende que o Conselho da empresa deveria avaliar se compensaria arcar com as consequências de quebra de contrato de venda de um ativo estratégico. A representante dos empregados da estatal alerta que o governo federal tem responsabilidade na demora de mudar os seus representantes no conselho da Petrobras, que continua com os indicados do governo anterior.  

Para Rosangela Buzanelli, é necessário reverter os processos que levaram a privatização de unidades para reconstrução da empresa pública. 

Nessa quinta-feira (13), a Petrobras anunciou que foi concluído o processo de transferência de 100% das concessões dos campos de produção terrestres no Espirito Santo para a empresa Seacrest Petróleo, que tem sede nas ilhas de Bermudas, no Caribe. 

Segundo a estatal, a operação gerou o pagamento a vista de 426 milhões de dólares. O polo representa 3,3% da  produção da Petrobras no Espirito Santo, com mais de 4 mil barris de óleo por dia e 21 mil metros cúbicos de gás natural.  

Em março, o Ministério de Minas e Energia solicitou que a Petrobras suspendesse o processo de venda de unidades por 90 dias até a reavaliação da política energética nacional. 

Segundo a Petrobras, até o momento, a empresa não encontrou fundamentos para suspensão dos contratos de venda já assinados.

Edição: Roberto Marques - Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo