Livro conta história do caso Araceli Crespo

Publicado em 18/05/2023 - 20:08 Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Há exato meio século, uma menina chamada Araceli Crespo, que tinha apenas 8 anos, desapareceu depois de sair da escola, em Vitória, capital do Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado dias depois e pelos indícios, concluiu-se que ela foi violentada e assassinada.

Dois herdeiros de famílias poderosas do estado, Dante de Barros Michelini e Paulo Constanteen Helal, foram acusados de drogar, estuprar e matar a menina. Além disso, o pai de um deles, Dante Brito Michelini foi acusado de contribuir com o crime e usar sua influência para atrapalhar as investigações. 

Todos se declaravam inocentes e apesar de terem sido condenados em um primeiro julgamento, os três foram inocentados após recurso.

Por causa da impunidade e da grande visibilidade que recebeu, o caso Araceli se tornou símbolo do combate à violência sexual de crianças e adolescentes e o dia 18 de maio foi transformado em Dia Nacional pela causa.

Agora que o caso completa 50 anos, os jornalistas capixabas Felipe Quintino e Katilaine Chagas lançam o livro “O Caso Araceli - Mistérios, Abusos e Impunidade” que se debruçou de maneira inédita sobre o processo judicial, além de entrevistar testemunhas e analisar a cobertura jornalística do crime.

De acordo com Quintino, o objetivo da obra é confrontar as informações sobre o caso e revelar as lacunas da investigação que contribuíram para que a morte de Araceli ficasse impune.

Katilaine reforça ainda como a exploração sensacionalista do caso produz desinformação e revitimiza a menina e seus familiares até hoje.

De acordo com a jornalista, a obra também reflete sobre como muitos padrões nesse tipo de violência permanecem os mesmos, apesar de tantos anos decorridos desde a morte de Araceli.

O livro foi lançado pela editora Alameda e já está à venda.

 

 

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo