Passageiros de trens do RJ relatam descaso da concessionária Supervia

Publicado em 05/05/2023 - 20:05 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Abandono. Esse é apenas um resumo da situação relatada pelos passageiros da Supervia, que opera o serviço de trens urbanos do Rio de Janeiro. A concessionária, que é responsável por uma malha ferroviária de cinco ramais, três extensões e 104 estações, atendendo 12 municípios, anunciou, no mês passado, que vai abandonar a concessão. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, a concessionária continua trabalhando até que a situação seja resolvida, e não há prazo para a saída efetiva. A Secretaria também ressalta que o governo do estado vai discutir a melhor forma de transição do serviço, preservando a operação. 

Mas nas estações os usuários reclamam que, após o anúncio, a situação dos trens, que já era ruim, ficou ainda pior. É o caso do faxineiro Thiago Tavares. 

A estudante Roberta Alencar concorda. 

O jornalista Sandro Aurélio torce para que a situação melhore com a troca da concessionária. 

A Supervia está em recuperação judicial desde 2021. Entre os motivos alegados pela empresa para descontinuar o serviço estão prejuízo com furto de cabos, congelamento da tarifa e perda da receita com a pandemia. Mas essa última argumentação é questionada por especialistas. Ronaldo Balassiano, professor aposentado do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um dos que contestam. 

Ele acrescenta que a nova concessionária deve ter, como uma das prioridades, o ajuste dos horários dos trens. 

Em nota, a Supervia disse que nas duas últimas semanas passou a ofertar mais de 7 mil lugares e que, em outra frente, monitora a taxa de ocupação e adequa a operação sempre que necessário. A concessionária também lembrou que, por serem trem e metrô transportes de alta capacidade, uma das principais características desses modais em todo o mundo é a maior quantidade de pessoas viajando em pé. 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo