Pesquisa mostra dificuldades dos jovens em acessar mercado de trabalho

Para especialistas, é preciso facilitar a chegada de jovens ao mercado

Publicado em 26/05/2023 - 15:39 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Oferecer mais vagas de aprendizes em empresas para os jovens brasileiros. O tema debatido, nesta sexta-feira (26), no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em São Paulo. E durante o encontro, foi apresentada uma pesquisa inédita sobre a empregabilidade de jovens no país, feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.

De 207 milhões de brasileiros, quase 100 milhões estão ocupados. E do total de pessoas que trabalham ou estudam, menos de 15% são adolescentes, entre 14 e 24 anos. Para especialistas, o número é muito modesto, e é preciso facilitar a chegada de mais jovens ao mercado de trabalho.

E como melhorar esse cenário? O presidente da Frente Parlamentar Mista de apoio ao Aprendiz, Marco Bertaiolli, afirma que é preciso um esforço tanto na sociedade quanto no Congresso, para que mais empresas atraiam os jovens para o mercado de trabalho. Para ir além do cumprimento da Lei 10.097, da cota para jovens aprendizes nas empresas:

Hoje coordenadora de inclusão na Youth Voices Brasil, Samanta Manoel conta que a vaga que conseguiu como aprendiz em uma empresa foi decisiva para ela crescer profissionalmente.

Entre os jovens que estão trabalhando atualmente no país, as principais ocupações são: auxiliar de escritório, assistente administrativo, repositor de mercadorias, vendedor de varejo, embalador, almoxarife, operador de caixa, atendente de lanchonete e ajustador mecânico.

Edição: Leila dos Santos / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo