PF faz operação no Rio contra fraudes na previdência social

Publicado em 29/06/2023 - 10:12 Por Cristiane Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal está nas ruas desde o início da manhã desta quinta-feira (29), para desarticular uma quadrilha de estelionatários especializada em dar golpes contra o INSS. A operação "Quarteto Fantasma" envolve cerca de 30 agentes para cumprir cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio em endereços localizados nos municípios de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e Três Rios, na região centro-sul fluminense. Somente em um endereço em Três Rios, os policiais federais apreenderam carteiras de identidade e de trabalho, cartões bancários e carnês do INSS.

Segundo a Polícia Federal, as investigações indicam um desvio aproximado de R$ 1,5 milhão dos cofres públicos. Com a interrupção das fraudes, o prejuízo evitado chegou a R$ 6 milhões. A quadrilha usava documentos de pessoas falecidas para obter benefícios previdenciários, como pensão por morte e aposentadoria. O grupo também abria contas bancárias usando identificação falsa para conseguir empréstimos consignados no valor máximo permitido pelo banco em relação ao benefício.

Ainda segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso e organização criminosa. Se somadas, as penas podem alcançar até 26 anos e 8 meses de reclusão.

Edição: Leila dos Santos/Aline Cordeiro

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo