Alagoas decreta estado de emergência por causa das chuvas

Publicado em 10/07/2023 - 14:21 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Após as fortes chuvas dos últimos dias, os governos de Alagoas e Pernambuco decretam estado de emergência em mais de 45 municípios

Em Alagoas são mais de 20.400 desalojados e pelo menos 3.500 desabrigados em 31 municípios do estado em decorrência das chuvas dos últimos dias. As informações são do boletim da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira (10).  

Somente nos municípios de São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro, na região sul do estado, mais de 7 mil moradores foram afetados. A Defesa Civil em Alagoas alerta para o aumento do nível dos rios São Miguel e Coruripe, que cortam justamente o sul do estado. Outros rios já transbordaram, como é o caso do rio Mundaú e Jacuípe. Em vários municípios, as aulas foram suspensas e as escolas estão sendo utilizadas como abrigos temporários. Segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas, as chuvas também comprometeram o abastecimento de água em pelo menos 15 municípios.   

Ontem (9), o governador do estado, Paulo Dantas assinou decreto ampliando para 31 o número de municípios em situação de emergência. O decreto deve durar 180 dias.  

Já em Pernambuco, também subiu o número de municípios em situação de emergência por causa das chuvas. De acordo com a Defesa Civil do estado, mais de 2.400 pessoas estão desalojadas e 415 desabrigadas em todo o estado, por causa das chuvas.  

Um centro de apoio para ofertar serviços sociais às pessoas impactadas com as chuvas foi instalado no município de Catende. Entre as ações emergenciais estão a entrega de cestas básicas, colchões e água mineral. Também está em andamento a desobstrução de estradas e a oferta de carros-pipa para os municípios realizarem a limpeza das casas e ruas.  

Também na noite de domingo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informou a inclusão das cidades de Palmares, Primavera e São José da Coroa Grande, totalizando agora 15 municípios no Decreto de Emergência válido por 60 dias. 

E pelas redes sociais, tanto o governador de Alagoas, Paulo Dantas, quanto a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informaram que já solicitaram apoio do governo federal para ações emergenciais.  

Entre as ações, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informou uma série de medidas para atender a população afetada, como unificar o calendário de pagamento do Bolsa Família de julho.  

Será autorizado, inclusive, o saque para os beneficiários que perderam o cartão e os documentos, sendo necessário apenas uma Declaração Especial de Pagamento emitida pelas prefeituras.  

Serão antecipadas pelo menos duas parcelas do Benefício de Prestação Continuada. Já os pequenos agricultores que estão cadastrados no Bolsa Família e tiveram perda na produção, podem receber R$ 4,6 mil para recomposição da safra pelo programa Fomento Rural.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo