Governo pretende adotar telemedicina e digitalização de atestados

Publicado em 10/07/2023 - 16:41 Por Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional * - Brasília

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, realizou nesta segunda-feira (10) uma palestra no evento 80 anos de CLT e o Futuro do Direito Social, promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros no centro do Rio de Janeiro.

Ele apresentou o painel Previdência e Trabalho no sindicalismo do Brasil. E as propostas do atual governo. Lupi falou sobre o uso da tecnologia no processo de concessão dos benefícios previdenciários e disse que será adotada a digitalização dos atestados médicos e a telemedicina.

O ministro Carlos Lupi também anunciou que está fechando um convênio com a Marinha, que agilizará a concessão do Seguro Defeso aos pescadores artesanais. O benefício é pago pelo INSS durante o período de defeso, quando a pesca é proibida.

O painel foi acompanhado de uma mesa de debates mediada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Alexandre Agra Belmontes.

Ao final de sua palestra Lupi falou com a reportagem da Agência Brasil sobre como pretende enfrentar as grandes filas do INSS.

Durante o evento promovido pelo IAB, outros assuntos foram abordados como as formas de custeio e o futuro dos sindicatos. Também foram lançadas três obras: Trabalho Decente, de Delaide Alves Miranda Arantes, e o Dicionário de Direito Sindical e o Dicionário de Súmulas Trabalhistas, ambos de autoria de Sandro Lunard.

As palestras foram transmitidas ao vivo no canal TV IAB no YouTube. E permanecem disponíveis para serem assistidas na integra.

*Com supervisão de Leonardo Rodrigues.

Edição: Leonardo Rodrigues / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo